Título: Ponte: Relatório culpa natureza
Autor: Luciana Otoni
Fonte: Jornal do Brasil, 04/02/2005, País, p. A3

Folhapress

CURITIBA - Um relatório do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) sobre as causas da queda da ponte da represa do Capivari culpa a intensa chuva que atingiu a região na noite do acidente pelo desabamento. Segundo o documento, a infiltração de água no solo da encosta da ponte foi suficiente para produzir um deslizamento de terra que atingiu os pilares da estrutura. O custo das obras de recuperação e construção da ponte está estimado em R$ 7 milhões - mais que o triplo do anunciado logo após o acidente (R$ 2 milhões).

O relatório menciona que choveu 83 milímetros na região da cabeceira da ponte na noite do acidente, o que corresponde a um índice pluviométrico de 15 dias para a região. O Sistema Meteorológico do Paraná confirmou um número parecido com o que está no laudo.

Foram registrados 81,8 milímetros de chuva entre 20h15 de terça-feira, dia 25, e 2h15 de quarta. Parte da ponte veio abaixo por volta das 22h30 de terça.

O que o laudo não menciona são as falhas no sistema de drenagem. Ele começa no canteiro central que separa as duas pontes da represa do Capivari. É original dos anos 60, quando a rodovia foi inaugurada.

O engenheiro Ronaldo Jares, chefe de unidade do DNIT, admitiu que drenagem absorvia a água da chuva de forma superficial.