Título: Mais bloqueios à vista
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/02/2005, Internacional, p. A10

Enquanto autoridades israelenses e palestinas vêm se beneficiando das medidas de curto prazo para prolongar o intervalo entre os atos de violência, o progresso rumo a um acordo final para acabar com décadas de conflito e dar aos palestinos um Estado viável vai demorar muito - se ocorrer um dia -, haja vista o impasse de ontem.

Nenhum dos lados parece disposto a mudar, principalmente em relação a pontos fundamentais que bloquearam as conversações de paz em 2000, entre eles se os palestinos poderão ter Jerusalém Oriental como capital e se os refugiados terão direito a voltar.

- Os acenos de paz feitos até agora podem ser uma falsa gravidez - disse o comentarista palestino Ali Jarbawi. - No início você acha que as coisas estão andando bem, por alguns meses, um ano, mas a interrupção ocorre quando se chega às questões relevantes.

Ainda assim, se chegar a se concretizar, não há dúvidas de que o encontro no balneário egípcio de Sharm el-Sheikh entre o premier Ariel Sharon e o presidente palestino Mahmoud Abbas deve ser considerado um grande passo, possível depois da morte do ícone Yasser Arafat, em novembro.