Correio Braziliense, n. 20629, 15/11/2019. Política p. 2

Cooperação com a Rússia

Renato Souza


No último dia da Cúpula do Brics, o presidente Jair Bolsonaro se encontrou, ontem, no Palácio do Planalto, com o líder russo, Vladimir Putin, e o da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Putin chegou ao Planalto às 15h45 e a conversa durou menos de uma hora. De acordo com o governo, “as duas partes discutiram a remoção de entraves ao comércio de produtos do setor agropecuário e a diversificação da pauta comercial. Manifestaram disposição de estudar iniciativas para a promoção de investimentos recíprocos. O lado russo demonstrou interesse em novos aportes no setor de energia” e ambos os países desejam cooperar na área de ciência e tecnologia.

No encontro entre Bolsonaro e Ramaphosa, o lado sul-africano ressaltou, na reunião, de acordo com o governo brasileiro, o desejo em aprofundar a parceria em biocombustíveis. A cooperação agrícola também é tema comum. No setor de defesa, os dois países revelaram interesse na capacidade de desenvolver projetos conjuntos de alta tecnologia.

No dia anterior, Bolsonaro já tinha mantido encontros bilaterais com o presidente chinês, Xi Jinping, e com o primeiro-ministro da Índia,  Narendra Modi. Com o líder chinês, foram assinados diversos acordos prevendo cooperação em diversas áreas e o aumento do intercâmbio comercial.

Todos os países-membros do Brics demonstraram compromisso em reduzir a emissão de gases poluentes e seguir metas previstas no Acordo de Paris. Além disso, as cinco nações revelaram preocupações com a corrida armamentista no espaço exterior.