Correio Braziliense, n. 20648, 04/12/2019. Economia, p. 6

Governo comemora resultado
Rodolfo Costa


O presidente da República, Jair Bolsonaro, celebrou o avanço de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2019, em relação ao segundo. Na abertura do fórum O controle no combate à corrupção, organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), Bolsonaro comentou que, embora o resultado tenha sido “inesperado” para os analistas econômicos, para ele, foi fruto do trabalho conduzido pelo governo.

“É algo inesperado para os analistas econômicos, mas, da nossa parte, sabíamos que viria uma boa notícia e ela veio em uma boa hora. E ali, a equipe econômica, a nossa equipe econômica e de todos vocês, diz que a nossa previsão para o próximo trimestre é crescer. O Brasil está crescendo”, destacou.

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues disse que o aumento nos investimentos reforça que o crescimento econômico brasileiro está com maior qualidade. “É um PIB de mais qualidade, com trabalho transparente, conservador e com zelo fiscal”, afirmou.

Para Rodrigues, o resultado indica que a política de ajuste fiscal do governo começa a ter efeito. “São números extremamente importantes que mostram que zelar pela política fiscal, controlar despesas e buscar um equilíbrio nas contas públicas têm alto retorno para a sociedade. A economia crescendo, tendo uma nova dinâmica, responde positivamente naquilo que mais interessa: emprego e renda”, disse.

Com a contenção de gastos públicos, a equipe econômica do ministro Paulo Guedes defende um crescimento puxado pelo investimento do setor privado. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que representa os investimentos do país, registrou alta de 2% ante o segundo trimestre do ano. Na comparação com o terceiro trimestre de 2018, o avanço foi de 2,9%. (AR)