Título: Indústria aposta na responsabilidade social
Autor: Danyella Proença
Fonte: Jornal do Brasil, 06/02/2005, Brasília, p. D5

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) quer fazer de 2005 o ano da responsabilidade social. Para isso, a federação promove campanha para incentivar seus associados a destinarem 1% do Imposto de Renda ao Fundo da Criança e do Adolescente (FIA), que capta recursos destinados à políticas públicas voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes em situações de risco, à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente. A decisão de contribuir com o fundo surgiu em um encontro nacional do Núcleo de Responsabilidade Social e Empresarial, quando os representantes escolheram, por unanimidade, concentrar as ações sociais de 2005 no FIA.

A Fibra pretende mobilizar todo o setor. A idéia é mostrar aos associados que as ações sociais agregam valores positivos às empresas.

-Muitas vezes, o empresário não destina essa porcentagem do imposto de renda simplesmente por falta de conhecimento - diz o presidente do Núcleo de Responsabilidade Social, Ciro Heleno Silvano. Depois do carnaval, a Fibra intensifica a campanha de conscientização, com distribuição de cartilhas com informações, encontros e seminários sobre o tema.

Ainda esse mês, a federação divulga uma pesquisa com empresas locais que mostra o tamanho do envolvimento social das indústrias do DF.

Ciro Heleno Silvano, conta que há vários motivos para aderir à campanha.

- Além da satisfação pessoal e da maior motivação dos funcionários, os clientes hoje preferem as empresas com o selo da responsabilidade social - explica.