Correio Braziliense, n. 20626, 12/11/2019. Política, p. 3

Bolsonaro decide sobre saída do PSL



O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse, ontem, que tratará sobre a sua saída do PSL em reunião no Palácio do Planalto, hoje, com parlamentares da legenda. Ainda segundo o chefe do Executivo, não está definido que “Aliança pelo Brasil” será o nome do partido que ele pretende tirar do papel.

“Não está certo nada ainda. Para depois vocês não falarem que recuei. Tenho de tomar conhecimento do que está acontecendo amanhã (hoje), para poder informar”, afirmou Bolsonaro, em frente ao Palácio da Alvorada. O chefe do Executivo enviou mensagem a parlamentares aliados no grupo de Whatsapp “Time Bolsonaro”, informando apenas horário e local de uma reunião: 16h, no Palácio do Planalto. Apesar de não ter especificado o assunto, deputados convidados acreditam que Bolsonaro anunciará a saída do PSL.

Na última reunião com aliados do PSL, antes da viagem aos países árabes e à China, Bolsonaro disse que a situação no partido está ficando insustentável e pediu para que os advogados o alertassem sobre como evitar atitudes que pudessem dificultar a saída dele do partido.

Há meses, o partido está envolvido em um escândalo sobre possíveis candidaturas laranjas em Minas Gerais e em Pernambuco. Ainda assim, detém a maior bancada da Câmara, com 53 deputados e três senadores.