Título: Galerias de águas pluviais acabam virando depósitos de porcarias
Autor: Guilherme Queiroz
Fonte: Jornal do Brasil, 06/03/2005, Brasília, p. D5

Apesar dos números e dos problemas de alagamentos nas ruas do Plano Piloto, o sistema de drenagem pluvial da região está entre os mais bem conservados do DF. Segundo a Novacap, as áreas críticas estão principalmente nas cidades satélites, onde muitas vezes as bocas de lobo e os poços de visita das galerias são utilizados pelo população como depósitos de lixo. Além dos refugos comuns, como garrafas PET e papéis de bala, os mais inusitados objetos são encontrados. Carcaças de animais, colchões e bolas de futebol estão entre os itens encontrados.

Segundo o engenheiro da Seção de Manutenção de Drenagem da Novacap, Ângelo Tiveron, os principais problemas ocorrem em cidades como Sobradinho, Samambaia, Ceilândia e Gama. Nos locais, o monitoramento das redes é feito de forma sistemática pelas quatro equipes encarregadas da desobstrução de galerias de drenagem, relata. Ele atribui as dificuldades recorrentes à falta de uma campanha de conscientização sobre os problemas causados pelo lixo.

- Já encontramos de tudo. Em uma cidade, achamos sacos de lixo fechados enfiados nas bocas de lobo. Encontramos também um colchão dentro de um poço de visita - conta Tiveron.

A lista de itens inusitados encontrados nas redes e ramais de drenagem é extensa. Durante as operações de desobstrução das galerias, entre junho e janeiro últimos, funcionários do GDF encontraram carcaças de animais mortos dentro da galeria de águas pluviais, relata o secretário de Coordenação das Administrações Regionais (Sucar) Vatanábio Brandão. Pela recorrência, entretanto, ele aponta as garrafas PET e os sacos de lixo como os principais vilões do problema.

- Um saco plástico grande é capaz de obstruir tranqüilamente um grelha - ilustra o secretário.

Mesmo não estando entre as áreas mais críticas, o Plano Piloto também tem suas histórias.

- Na 511 Sul, retiramos da rede galões de plástico utilizados por lavadores de carros - conta Tiveron.