Correio Braziliense, n. 20624, 10/11/2019. Política, p. 3

Protestos contra o STF

Renato Souza


Manifestações convocadas pelo Movimento Vem pra Rua ocorreram em várias cidades contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu a prisão após condenação em segunda instância. Os manifestantes também declararam apoio ao presidente Jair Bolsonaro, ao ministro Sergio Moro e protestaram contra a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em Brasília, a concentração ocorreu à tarde na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso. Os participantes vestiram camisas nas cores verde e amarela e colocaram faixas e cartazes sobre o gramado por cerca de duas horas. A intenção era chegar até a Praça dos Três Poderes, mas o local está com acesso restrito por conta do esquema de segurança organizado para a reunião da cúpula do Brics, que ocorre nesta semana. O ato seguiu de forma pacífica e não foram registradas ocorrências. A Polícia Militar não divulgou número de participantes.

Em São Paulo, o protesto ocorreu na Avenida Paulista. Trios elétricos foram usados para entoar gritos de apoio ao governo e contra o Supremo. No Rio, um grupo se manifestou na orla da Praia de São Conrado, na Zona Sul. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que tem casa no local, foi alvo de críticas. Os participantes classificaram o resultado da votação no Supremo, que terminou em seis a cinco contra a prisão em segundo grau como “vergonha”.