Título: Homenagem de Lula
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/03/2005, País, p. A2
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou ontem, véspera do Dia Internacional da Mulher, para destacar a importância das mulheres na sociedade brasileira, durante o programa de rádio Café com o Presidente, transmitido pela Radiobrás. Lula falou ainda sobre o papel da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres na inserção feminina nas políticas de governo. Segundo o presidente, o fortalecimento da secretaria permitiu a implementação de medidas como a prioridade para que as chefes de família tenham o controle do cartão do Bolsa-Família.
- Priorizamos dar o cartão para a mulher porque achamos que a mulher age com mais responsabilidade diante da família. A mulher tem tanta responsabilidade com a sua família, que se ela tiver um centavo e dez coisas para fazer, ela vai escolher o que melhor atenda os interesses dos seus filhos para cuidar - disse Lula.
O presidente Lula ainda falou sobre as duas mulheres que considera os ''alicerces'' do que ele se tornou hoje - a mãe, Eurídice Ferreira de Mello, e a mulher, Marisa Letícia Lula da Silva.
- À minha mãe, pela guerreira que ela é: uma mulher analfabeta, com oito filhos, que sai de Pernambuco em um pau-de-arara e vem para São Paulo - disse.
E acrescentou:
- À Marisa, sou muito grato pelo comportamento guerreiro. Ao mesmo tempo em que ajudava a construir o PT, cuidava da família e tinha tempo de viajar comigo.
O presidente também lembrou a infância em São Paulo, muitas vezes sem ter o que comer, ao lado dos irmãos e da mãe.
- Mesmo nesses momentos, não via minha mãe reclamar da vida. Via a minha mãe acreditar que no dia seguinte seria melhor.