Título: Na Câmara, tendência é repetir decisão
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 08/03/2005, País, p. A3

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), deve arquivar nesta semana o pedido do PSDB de abertura de processo por crime de responsabilidade contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em razão do discurso que proferiu em Vitória. Severino está consultando a assessoria jurídica da Casa e deve bater o martelo nos próximos dias. - Desta semana, a decisão não passa - confirmou um integrante da Mesa.

As informações que Severino está recolhendo convergem com o desejo do PT de esquecer a história. Na última semana, os caciques petistas na Câmara lembraram que o partido apresentou, durante os oito anos de governo Fernando Henrique, 22 pedidos de abertura de processo contra FHC, todos arquivados pela Mesa Diretora da Câmara. Não haveria, portanto, razões para o atual processo prosperar.

O líder do PP na Câmara, José Janene (PR), não quis adiantar a posição de Severino, confirmando que é o presidente da Câmara quem decidirá a questão. Mas desde que o PP chegou ao comando da Casa, Janene tornou-se um dos parlamentares mais próximos do novo presidente. Agora, com um olho na Câmara e outro na reforma ministerial, que deve ser anunciada ainda esta semana, os deputados do PP não se envergonham de defender o Planalto.

Os tucanos, por enquanto, preferem aguardar o despacho de Severino para se pronunciar a respeito. O líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), considera que a rejeição do Supremo Tribunal Federal ao pedido de explicações feitas pelo PSDB a Lula não influenciará a análise do processo solicitado no Congresso.

- O presidente Severino não tem como se debruçar sobre o mérito. Terá que avaliar se o pedido é regimental. E, a nosso ver, todos os pressupostos básicos estão contidos no requerimento - afirma Goldman.

O deputado acrescentou que, para qualquer decisão, cabe recurso em plenário.

- Mas só podemos nos pronunciar depois da resposta do presidente Severino - declarou i líder do PSDB.