Título: 'Falta de diálogo é burrice'
Autor: Claudia Bojunga
Fonte: Jornal do Brasil, 08/03/2005, Ciência & Saúde, p. A12

O aposentado José Bolognani é um exemplo de como o diálogo entre o casal e a ajuda médica podem resolver a impotência. Aos 63 anos, Bolognani tem uma vida sexual ativa e fala com bom humor do problema.

- Como descobriu que tinha insuficiência erétil?

- Aos 35 anos descobri que era diabético. Primeiro tive uma má circulação nos membros inferiores e por isso acabei tendo que fazer uma amputação das duas pernas. Depois tive uma completa falência do meu órgão sexual. Foi aí que comecei a ficar desesperado.

- O que o sr. fez para resolver o problema?

Comecei a pesquisar tudo sobre assunto. Conversei com a minha mulher e fui ao médico. Considero a falta de diálogo uma burrice! A interlocutora direta no assunto é a sua parceira.

- Qual tratamento o sr. fez?

- Comecei a usar o Viagra e outras 'pílulas milagrosas'. Depois passei para a injeção peniana, mas depois de um tempo parou de funcionar, porque minhas veias já estavam entupidas. A única solução seria então a prótese peniana. Quer dizer, tem outra solução: passar a rezar ou fazer palavras cruzadas.

- A prótese funciona bem?

- Funciona normalmente e ainda retarda um pouco o orgasmo. Brinco com os meus amigos que se soubesse dos efeitos tinha operado com 17 anos.