Título: Tempo de comemorar
Autor: Ana Paula Verly
Fonte: Jornal do Brasil, 08/03/2005, Rio, p. A14

As mulheres vêm conquistando espaço e avançando a cada dia. Não faltam motivos para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Se antes as mulheres ficavam em casa cuidando do lar e dos filhos, hoje elas aumentaram sua participação no mercado de trabalho, conquistaram o direito ao voto, acumularam mais anos de estudo e representam 50,7% da população economicamente ativa. Mas, ainda assim, segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas ¿ IBGE ¿, as mulheres recebem 30% a menos que os homens e cada vez mais estão procurando trabalho. Entre elas, o desemprego ficou em 12,3%. Entre eles, a taxa foi de apenas 7,8%. E o que está sendo feito em benefício das mulheres brasileiras?

O Estado do Rio, que é governado por uma mulher, vem desenvolvendo medidas de valorização da população feminina. É por elas que a governadora Rosinha Matheus luta e não poupa esforços para promover políticas públicas que beneficiam as mulheres fluminenses nas áreas de saúde, educação, cultura, trabalho e no combate à violência.

Em todo o estado são nove unidades da Delegacia da Mulher; cursos profissionalizantes oferecidos pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), órgão que presta assistência à população feminina; o SOS Mulher ¿ criado pelo ex-governador Anthony Garotinho e retomado por Rosinha ¿ que já fez mais de 5 mil atendimentos e 50 mil procedimentos médicos. Além disso, as mulheres têm, garantida por lei, a concessão de títulos de propriedade de casas populares construídas pelo governo do estado.

O Dia Internacional da Mulher é orgulho para todas nós. Um dia que traz em sua história uma bagagem de muita luta e persistência. Nós, jovens mulheres, temos o grande desafio de dar continuidade a essa luta de independência, de conquista daquilo que desejamos e contribuir para mudanças profundas no curso da história.

*Presidente da Juventude Estadual do PMDB e da Fundação Ulysses Guimarães do Rio de Janeiro.