Correio Braziliense, n. 20696, 21/01/2020. Brasil, p. 5

Prova corrigida, mas dúvidas persistem

Maria Eduarda Cardim


Um dia antes da abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que as notas das 5.974 provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, nas quais foram encontradas inconsistências, foram corrigidas até ontem. O número representa 0,15% do total de presentes (aproximadamente 3,9 milhões de estudantes) na prova. Os resultados foram atualizados no mesmo dia na página do participante, no aplicativo do Enem. Mas muitas dpuvidas persistem.

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, todos os testes desses participantes prejudicados foram analisados. O problema, segundo a instituição, ocorreu na gráfica que imprime o exame. “Foi na associação entre a prova e o gabarito. Houve um descasamento em algumas situações entre o código da prova e o código do aluno. Isso fez com que o participante tivesse sua prova corrigida com o gabarito de outro caderno”, esclareceu Alexandre, em coletiva de imprensa.

O presidente do Inep garantiu que não houve nenhum problema na correção da redação. “A redação é um processo de correção diferente. Ela não tem esse processo de associação”, explicou.

Das 5.974 notas que tiveram inconsistências encontradas, 5.858 casos estavam concentrados em quatro cidades: Alagoinhas (BA), Viçosa (MG), Ituiutaba (MG) e Iturama (MG). Os outros 116 casos estão espalhados por todas as unidades da Federação, com exceção de Roraima e Amapá.

Desde a última sexta-feira, os participantes se manifestaram pelas redes sociais sobre a inconsistência nas notas. Cerca de 172 mil pessoas mandaram e-mail para o Inep contestando a nota que obtiveram no Enem. “Mesmo aquele candidato que não mandou e-mail pode ficar tranquilo, pois teve sua nota analisada”, ressaltou.

Ainda segundo o Inep, a maioria das notas corrigidas aumentou, mas houve casos de resultados que caíram após a revisão. Uma força-tarefa de 300 pessoas trabalhou 24h por dia, desde sexta-feira, para que a correção fosse feita antes da abertura do Sisu, que acontece hoje. Para tranquilizar os alunos, o Ministério da Educação prorrogou por mais dois dias o prazo para inscrições no sistema.

“Não houve prejuízo aos alunos, mas, para dar maior tranquilidade a eles, o ministro (da Educação, Abraham Weintraub) determinou a extensão da inscrição para o Sisu até domingo. São dois dias a mais para dar conforto a pessoas que viram suas notas corretas hoje (ontem)”, afirmou Alexandre.

As inscrições podem ser feitas até dia 26, e o resultado do Sisu sairá dia 28. O desempenho no Enem é critério para concorrer ao Sisu, que oferece 237 mil vagas em universidades federais em todo o país.

Versão digital

Apesar do problema, Alexandre ressaltou que o Enem 2019 foi muito bem aplicado. “A prova tem sido elogiada pelos participantes e professores. Foi uma aplicação muito calma do Enem. O importante é que nós conseguimos entregar para a sociedade os resultados adequados, em tempo hábil, sem prejuízos para os alunos. O Enem 2019 continua sendo muito bem realizado”, ressaltou.

Mais cedo, Abraham Weintraub, por meio do de um vídeo divulgado nas redes sociais, se desculpou pelo “susto”. “Desculpem pelo susto. Não se deixem levar por pessoas alarmistas. Está tudo normal e tudo sob controle. Façam suas inscrições agora no Sisu, boa sorte e fiquem tranquilos”, disse, tentando acalm ar os estudantes. Contudo, cointinuam inquietos, com muitas críticas ao MEC disparadas nas redes sociais.

Ainda na coletiva de imprensa, Alexandre declarou que outros tipos de testes de consistências, ao longo do processo de correção, podem ser implementados para evitar o erro que houve. “Com a implementação do Enem Digital, a partir do ano de 2020, esse tipo de ocorrência vai deixar de existir, já que vamos deixar de ter movimentação de papel”, pontuou.

Quanto a uma possível punição da gráfica responsável pela impressão do exame, o presidente do Inep afirmou que a área de gestão de contratos notificará a empresa e pedirá explicações. “Tudo será feito dentro do contrato. Ela está sujeita às penalidades que já estavam previstas”.