Título: Rio na rota das montadoras
Autor: Ricardo Rego Monteiro
Fonte: Jornal do Brasil, 18/03/2005, Economia & Negócios, p. A21

GM e Volkswagen passam a exportar parte da produção por terminal Multicar, do Porto do Rio

A Volkswagen terá que recorrer a importações de peças e componentes como pneus se forem confirmadas as projeções de 5% de crescimento das vendas da companhia para este ano. O diretor da Volkswagen Transport, Richard Schües, disse que se as exportações e a demanda interna permanecerem aquecidas, é ''praticamente certo'' que faltarão componentes automotivos no país. O executivo participou ontem, no Rio, de uma solenidade no terminal de embarque de veículos do grupo Multiterminais, no Porto do Rio. A partir deste mês, 10% dos embarques da montadora alemã para o exterior ocorrerão no Rio.

- No ano passado já tivemos que importar da Argentina uma parte do nosso consumo para poder cumprir contratos - afirmou Schües.

Com relação ao mercado interno, avaliou, a demanda poderá apresentar queda, como reflexo da trajetória de crescimento dos juros no país. De qualquer maneira, o executivo informou que a direção da empresa trabalha com a perspectiva de redução da taxa básica (Selic) a partir de maio.

Ainda com relação às importações, Schües revelou que, embora a empresa esteja presa a contratos com siderúrgicas brasileiras, não deixará de estudar as vantagens de utilizar insumos produzidos lá fora em sua produção. Na última semana, o governo decidiu zerar as alíquotas de importação de aço como forma de pressionar os preços do produto no mercado interno. Para o executivo, qualquer decisão nesse sentido representaria uma quebra dos contratos de longo prazo já firmados com as siderúrgicas locais.

- Não estou dizendo que isso não vai acontecer, mas nos comprometemos com estas empresas e não podemos simplesmente chegar para elas e dizer que não vamos mais honrar nossos compromissos - disse o diretor da Volkswagen, ao informar que a empresa avalia, atualmente, todos os custos envolvidos na importação, tais como os de frete e de transportes.

Além da Volkswagen, a GM também passará a exportar pelo terminal Multicar, do Porto do Rio. O diretor superintendente do Multicar, Edson de Sá, avalia que os contratos firmados com as duas montadoras deverão resultar no embarque de 80 mil veículos a mais em 2005, o que totalizará 180 mil unidades. Somente para atender a demanda projetada pelas duas empresas, foram investidos R$ 10 milhões na infra-estrutura do terminal.

Enquanto as exportações da Volkswagen, que sairão da fábrica de São José dos Campos, terão como destino a Rússia e países do Norte da África, os carros da GM serão embarcados para o México. A transferência de parte da produção da montadora alemã para o Rio tem por objetivo desafogar o terminal de veículos do Porto de Santos. Schües afirma que, mesmo com investimentos em expansão, o terminal santista será insuficiente para atender à demanda Volkswagen. Montadoras como Peugeot Citroën, Daimler Chrysler e Fiat já exportam pelo terminal carioca.