Título: Acordo acelera estudos do trem-bala
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 18/03/2005, Brasília, p. D3
Roriz e Perillo firmam convênio com a Itália para projeto de modelagem financeira, estudos técnicos e exames ambientais
Os governadores do DF, Joaquim Roriz, e de Goiás, Marconi Perillo, assinaram ontem um memorando de entendimento com o embaixador da Itália, Michele Valensise, para dar início a uma parceria. O objetivo é aprofundar os estudos sobre o trem de alta velocidade que ligará Brasília a Goiânia. A expectativa é de que, a partir de agora, a Itália coloque especialistas à disposição para elaborar o projeto de modelagem financeira, baseado nas Parcerias Público-Privadas (PPPs), além de especificações técnicas e de impacto ambiental. O encontro na embaixada contou com representantes do governo brasileiro e de grande parte do secretariado do GDF. Roriz garantiu que começará as obras do trem-bala ainda nesta gestão, mesmo que não consiga concluí-las.
- Este é o primeiro passo para iniciarmos as obras de construção do trem, de grande importância para o desenvolvimento não só do Centro-Oeste, mas de todo o País - disse o governador.
O ensaio da assinatura começou em julho do ano passado, quando uma comitiva do GDF foi à Itália. De acordo com o secretário de Projetos Especiais, José Geraldo Maciel, à frente do projeto, o ponto alto do memorando é a transferência do know how italiano sem custos. O edital para construção da linha, por meio de PPPs deve ser publicado em menos de um ano.
Um dos países tecnologicamente mais avançados em malhas ferroviárias, a Itália conta com experiência especialmente desenvolvida em linhas entre centros urbanos. Boa parte dos trechos de seus trens passam próximos a sítios arqueológicos, que se mantê conservados, apesar das obras.
Marcone Perillo ressaltou que DF e Goiás erguerão um projeto pioneiro no País.
- Projetos semelhantes foram apresentados para ligar o eixo econômico Rio-São Paulo, mas estão paralisados há anos - afirmou.
O pré-projeto elaborado por Goiás e DF - no qual foram avaliadas a viabilidade sócio-econômica e a concepção da ligação ferroviária - será concluído hoje. O levantamento custou R$ 4,5 milhões aos dois estados. Durante a tarde haverá um encontro entre os governos estaduais no Ministério de Transportes para discutir a concessão da linha, que é federal. Maciel conta que será montado um grupo técnico, presidido pelo secretário nacional de Transportes, José Augusto Valente, para acompanhar os estudos feitos pelos italianos.
Três tipos -- Está previsto um trem de velocidade média 250 km/h, com três principais tipos de operação: expresso, que levará menos de uma hora entre Brasília a Goiânia, direto; parador, com paradas previstas em Abadiânia, Alexânia e Anápolis; e linha permanente, para transportes de cargas entre 22h e 2h da madrugada. Em Brasília, a estação terminal deverá ser a do metrô próxima ao Parkshopping. Em Goiânia, será construído um terminal na Avenida Goiás. O GDF calcula um custo entre US$ 8 e 10 milhões por quilômetro (cerca de R$ 2 bilhões em todo o trajeto) para implantar o Expresso Pequi, e acredita que cerca de 6 milhões de pessoas serão beneficiadas com o projeto.