Título: Roriz admite permanecer no cargo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/03/2005, Brasília, p. D3

Governador desistiria de concorrer a qualquer mandato eletivo, evitando renunciar em abril de 2006

Durante a assinatura de um convênio entre Caesb e Caixa Econômica Federal - que trata do financiamento de projetos na área de saneamento - o governador Joaquim Roriz revelou ontem que pode permanecer no cargo no ano que vem, quando teria de se desincompatibilizar do Executivo para concorrer a um cargo no Senado Federal, como vinha sinalizando. Em seu segundo mandato como governador, Roriz não pode disputar o GDF novamente e, para poder concorrer ao Legislativo, deixaria de ser governador em abril do ano que vem. - Se for necessário que eu não saia do governo para colocar Brasília com 100% de água e tratamento de esgoto, serei capaz de ficar, de me sacrificar politicamente - afirmou o governador.

Roriz anunciou ainda que anunciará hoje a conclusão da reforma administrativa. O atual secretário de projetos especiais, José Geraldo Maciel, deverá ocupar a Secretaria de Saúde. Já Vandercy de Camargos, que comanda a Secretaria de Meio Ambiente, deve ser nomeada para a pasta da Educação, por indicação da deputada Eurides Brito (PMDB). Maciel foi indicado pelos pefelistas em uma lista tríplice, entregue ao governador pelo senador Paulo Octávio (PFL).

As mudanças visando a reacomodação dos parlamentares da base governista atingirão também as secretarias de Turismo, Cultura, Transportes e Agricultura. No entanto, é possível que a saída de Lúcia Flecha de Lima seja adiada. A embaixatriz teria pedido ao governador para inaugurar a primeira etapa do Centro de Convenções, prevista para o mês que vem, como secretária de Turismo. Ela poderia ocupar a pasta da Cultura. Roriz poderia ainda atender ao pleito de Fábio Barcellos (PFL) e ceder uma indicação para a pasta ocupada hoje por Pedro Borio.

Cotado para assumir a Agricultura, o deputado Pedro Passos (PMDB) afirma que pediu ao governador a ampliação da pasta.

- Não existe um órgão que trate da estrutura das feiras que vendem hortifrutigranjeiros. Gostaria que houvesse uma subsecretaria para tratar do assunto, e o governador ficou de analisar - ressaltou.