Título: Pequenas empresas ampliam investimentos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/03/2005, Brasília, p. D1
Segundo dados da Federação das Indústrias do DF (Fibra), os micro e pequenos empresários são os que mais estão ampliando os investimentos no DF. Isso é comprovado pelo aumento do número de operações firmadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) pelo setor produtivo. Os empresários recorrem ao fundo para ampliar instalações ou comprar equipamentos. O crescimento foi de 139% em 2004, na comparação com o ano anterior.
O consultor de investimentos Alexandre Ayres explica que o diferencial do DF são as ocupações de áreas por meio de incentivos do governo.
- Em São Paulo, por exemplo, a terra não está na mão do governo e a atividade produtiva produtiva busca locais de instalação levando em consideração o preço e a área. Aqui o empresário acha que deve seguir o plano geográfico traçado pelo governo- afirma.
Mas, segundo o consultor, a iniciativa do governo é necessária porque descentralizou a atividade, gerando empregos nas regiões administrativasantes periféricas. Entretanto, ele acredita que faltou um estudo anterior aos projetos de Áreas de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal com o objetivo de que se instalasse uma cadeia produtiva completa.
- É importante para o crescimento a presença de fornecedores integrados em uma mesma área- afirma Ayres.