O Estado de S. Paulo, n. 46911, 26/03/2022. Política, p. A18

Supremo recebe doação de armamento

Weslley Galzo


 

O Supremo Tribunal Federal também terá um aumento do aparato de segurança. Cercado por grades desde 2019, a Corte contará, a partir de agora, com novos armamentos não letais para reforçar a segurança.

O tribunal recebeu dez armas de choque, cem cartuchos de recarga, um traje especial e um alvo para a realização de treinamentos. O material foi doado pelo consórcio multinacional Advanta e Axon, que também fornece ao governo de São Paulo câmeras de monitoramento das atividades de policiais militares.

'Ameaças'. A doação não gerou custos ao Supremo, que testa a capacidade operacional dos equipamentos para eventualmente adquirir mais armas. Em nota, a Corte afirmou que a Secretaria de Segurança trabalha com "diversos cenários de planejamento" para as eleições e mantém exercícios "permanentes e sistemáticos" com foco em "identificar, avaliar e acompanhar ameaças reais ou potenciais aos ativos do tribunal". Disse ainda ter planos de ações "preventivas, preditivas e reativas" para cada situação estudada.

Questionado pelo Estadão, o Supremo afirmou que já dispunha de algumas armas de choque antes da doação e acrescentou que não há previsão de novas aquisições. Ainda segundo a Corte, o consórcio multinacional procurou o tribunal para fazer a doação e os dispositivos não fazem parte de programas especiais de segurança nas eleições. / W.G