Título: General e consultor rebatem
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/03/2005, Internacional, p. A7

O consultor legislativo do Senado Federal na área de Relações Internacionais, Tarciso Dal Maso Jardim, defendeu as ações da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). Sobre as críticas do levantamento produzido pela ONG Justiça Global e pela Universidade Harvard de que pouco se tem feito para proteger a população e para impedir a violação de direitos humanos, Dal Maso diz que um dos principais objetivos da missão de paz, coordenada pelo Brasil, é reestruturar a polícia para que a autoridade passe a ser a principal força de segurança com a ausência do Exército. Segundo o consultor do Senado, ''isto está sendo feito''.

O consultor Tarciso Dal Maso também saiu em defesa do general Augusto Heleno Pereira, comandante das tropas de paz da ONU no Haiti.

- Há outras facetas que ainda devem ser abordadas - observa, lembrando que o próprio general também já fez críticas à missão. - Para o general Heleno, por exemplo, a missão de paz da ONU deveria implementar simultaneamente, e não posteriormente, programas de desenvolvimento social para ajudar na solução dos problemas da população.

Sem comentar o relatório, o general brasileiro afirmou que o mandato da Minustah é claro quando diz que ''temos de apoiar o governo interino e também a Polícia Nacional do Haiti, a única força legal do país''.

De acordo com Heleno, a Polícia Nacional haitiana tem problemas estruturais que vão desde a falta de material e equipamento até a falta de formação do efetivo.

- Por isso é que existe aqui uma missão de paz e um dos itens do mandato é o acompanhamento dessa polícia - ressaltou o brasileiro. - Para quem não conhece o problema, parece fácil desarmar gente em favelas. Dentro de gabinete é fácil dar solução para todos os problemas do mundo - desabafou o general Heleno.