Título: Separação de poderes determina o caso
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/03/2005, Internacional, p. A9

A rara interferência do Congresso e do governo americano no caso Terri Schiavo causou alarme em muitas partes do país. Cada estado, como a Flórida - onde vivia a paciente em estado vegetativo e que teve os tubos desligados -, e os EUA como um todo possuem Constituições que destacam, de maneira quase sagrada, a separação de poderes entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

De maneira geral, os legisladores aprovam leis genéricas e os tribunais as interpretam de acordo com cada caso.

No entanto, segundo os críticos, neste caso em particular os parlamentares tanto da Casa dos Representantes quanto do Senado se deixaram levar ''por argumentos emocionais e por imagens que mostram Terri aparentemente desperta e alerta, ainda que 18 especialistas tenham afirmado que ela não está consciente'', indicou a BBC.

Ontem, as autoridades da Flórida fizeram um pedido de intervenção a favor da remoção da sonda, alegando que novas informações sugerem que Terri talvez tenha algum tipo de consciência, afirmou o governador Jeb Bush, mesmo argumento usado pelos pais da paciente. Jeb Bush já ordenou em situação anterior a religação do tubo que a alimentava.

A influência emocional, na opinião de congressistas democratas da Flórida, teria feito com que os parlamentares - e até o governador - passassem por cima dos julgamentos dos juízes locais e dos médicos envolvidos no caso, assumindo o papel de ''juízes e jurados''.

- Esta interferência do Legislativo foi inapropriada e escandalosa. Sobre esta tragédia cabe aos membros da família decidir - comentou a congressista da Flórida Debbie Wasserman Schultz.

A capitalização política do caso também foi questionada. Uma fita do líder republicano na Casa dos Representantes, Tom Delay, divulgada ontem, deu ainda mais munição aos opositores.

- Uma coisa que Deus nos trouxe foi Terri Schiavo, para nos ajudar a aumentar a visibilidade do que está acontecendo na América, os ataques contra o movimento conservador, contra mim e contra outros - diz Delay na fita obtida pela organização ''Americanos Unidos pela Separação entre Igreja e Estado''.

Delay está na berlinda, investigado por suspeitas de violações éticas. Críticos afirmam que há o interesse em desviar o centro das atenções para o caso de eutanásia.

- O tema ganhou importância especial em termos políticos porque o partido Republicano e Bush estão apelando a sua base religiosa - opinou o comentarista do jornal Houston Chronicle, do Texas, Gregory Katz.