Título: No aniversário, Brasília vira a cidade luz
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/04/2005, Brasília, p. D4

Convênio entre Caesb e Eletrobrás garantirá a substituição 10.400 luminárias, que representarão uma economia de 40%

A exemplo de Paris e França, Brasília se transforma em Cidade Luz, com a troca de luminárias em 10,4 mil pontos de iluminação pública. O Plano Piloto estará com luminárias novas antes das comemorações do 45º aniversário da cidade, no dia 21 de abril. A troca de iluminação pública e dos postes abrange ainda a pista da BR-020 (Brasília-Fortaleza), no trecho entre o Lago Norte e Sobradinho; Planaltina e Gama. As vias do Plano Piloto estarão com nova iluminação pública, a partir de domingo. O sistema é fruto de convênio firmado entre a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Eletrobrás, que faz o financiamento com verbas do programa Reluz do governo Federal. Os recursos aplicados pela CEB vêm da cobrança da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP), paga pelos consumidores de energia do Distrito Federal, explica o diretor da empresa, Rogério Villas Boas.

Estão sendo trocadas as velhas luminárias de vapor de mercúrio por outras de vapor de sódio, que melhoram a iluminação e fazem economia de até 40% no consumo de energia elétrica. A terceira e última etapa da substituição das luminárias começou no último dia 1º de janeiro deste ano e será concluída até o fim da semana.

Investimento - Na substituição de 8.206 pontos de iluminação pública do Plano Piloto foram investidos R$ 3,36 milhões. A troca abrange todas as áreas do Plano Piloto. Vai desde o Eixo Monumental, Setor de Clubes Norte, próximo aos hotéis e o Palácio da Alvorada, até o Setor de Abastecimento e Armazenagem Norte.

Outros 2.365 pontos de iluminação foram trocados no Setor Leste e Oeste do Gama, atingindo um total de 10.571 pontos. Foram substituídas as luminárias de 125, 250 e 400 watts de vapor de mercúrio por outras de 100, 150 e 250 watts de vapor de sódio, respectivamente.

- Além de proporcionar economia nos gastos públicos, a troca das luminárias aumenta a segurança da população, uma vez que as vias estão mais iluminadas - assegura Clayton Aguiar.

Ele cita a revitalização do Setor Comercial Sul (SCS), como referência na redução dos índices de violência, com a melhora na iluminação.

Rodovia - A pista da rodovia BR-020 (Brasília-Fortaleza) está com iluminação nova. Ela abrange o complexo viário da saída norte da cidade. Começa na ponte do Bragueto, passa pelo viaduto do Torto e chega ao Alto da Boa Vista, em Sobradinho. Os antigos postes curvos de metal foram substituídos por de concreto, com luminárias de vapor de mercúrio trocadas por outras de vapor sódio de 400 watts, que aumentam a luminosidade. O trecho entre a Ponte do Bragueto e o viaduto do Torto, no Lago Norte, e o do viaduto do Colorado ao Alto da Boa Vista, com cerca de 16 quilômetros de extensão, estão concluídos e em pleno funcionamento, melhorando a luminosidade..