Título: ANP quer atrair pequenas empresas
Autor: Karla Correia
Fonte: Jornal do Brasil, 14/04/2005, Economia, p. A19

Governo adia decisão sobre Angra 3

BRASÍLIA - A Sétima Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), prevista para outubro, ofertará um conjunto de 20 lotes de áreas petrolíferas e de gás voltadas para empresas de pequeno e médio portes. Denominadas tecnicamente de campos de acumulação marginal, essas áreas apresentam potencial apenas residual de produção de petróleo, mas oferecem risco zero para seus investidores. Tais características poderão viabilizar a participação de empresas com menor capital na rodada.

As licitações das novas áreas foram aprovadas ontem pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Elas serão ofertadas em um capítulo à parte da Sétima Rodada, que licitará cerca de mil blocos, com foco na exploração de gás. No total, os 20 lotes marginais têm potencial de produção estimado em 725 mil barris de petróleo por dia.

O parecer sobre a construção da usina nuclear Angra 3, outro item na pauta da reunião do Conselho, foi adiado porque o ministro da Casa Civil, José Dirceu, pediu vistas aos três relatórios apresentados pelos ministérios de Minas e Energia, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia sobre o assunto.

Dirceu quis aprofundar o debate, já que os membros do conselho apresentaram dúvidas sobre questões técnicas listadas nos relatórios. O conselho se reunirá em caráter extraordinário para deliberar sobre o tema. A próxima reunião ainda não está marcada.