O Estado de S. Paulo, n. 46859, 02/02/2022. Política, p. A10

PT escolhe marqueteiro que atuou com Duda Mendonça

Julia Affonso

 

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República para rádio e TV, em 2022, será coordenada pelo marqueteiro político Augusto Fonseca, da MPB Estratégia & Criação. A MPB venceu uma concorrência da qual participaram as agências Leiaute, de Raul Rabelo, e Corbellini, além do publicitário Paulo de Tarso. A informação sobre o nome do marqueteiro que vai atuar na campanha de Lula foi revelada pelo jornal O Globo e confirmada pelo Estadão.

Fonseca foi escolhido por Lula, pelo coordenador da comunicação da pré-campanha, Franklin Martins, e pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Ele atuou com Duda Mendonça na campanha vitoriosa do petista em 2002. Já trabalhou nas campanhas presidenciais de Aécio Neves (PSDB), em 2014, e de Ciro Gomes (PDT) em 2018.

Augusto Fonseca vai dirigir os programas de rádio e TV de Lula, mas não atuará com a função de um "supermarqueteiro". O PT decidiu, no ano passado, não investir em nomes consagrados, como o fez nas campanhas presidenciais de 2002 a 2014, com Duda e João Santana – ambos alvo posteriormente de investigações.

Precedentes. Duda Mendonça morreu no ano passado. Em 2005, durante depoimento à CPI dos Correios, ele confessou ter recebido R$ 10,5 milhões pela

campanha via caixa 2. O publicitário baiano chegou a virar réu no processo do mensalão, mas foi absolvido em 2012 pelo Supremo Tribunal Federal.

Ex-marqueteiro de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff, João Santana trabalha hoje na campanha de Ciro Gomes (PDT). Em 2017, Santana e sua mulher Monica Moura foram condenados pelo então juiz federal Sérgio Moro (atual presidenciável do Podemos) a 7 anos e 6 meses de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro em ação decorrente de investigações da Lava Jato.

Ex-Ministro. Franklin Martins foi ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula (entre os anos de 2007 e 2010), continuará como chefe geral da comunicação da campanha do ex-presidente. Cabe a ele, por exemplo, montar as estratégias das redes sociais do petista.

Moro anunciou anteontem o publicitário argentino Pablo Nobel para comandar a equipe de marketing de sua campanha. Nobel começou a trabalhar com o ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Lava Jato nesta semana.

O presidente Jair Bolsonaro ainda não bateu o martelo sobre o marqueteiro de sua campanha.