Título: Lula se reúne com presidente do Uruguai
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/04/2005, País, p. A3

Em sua primeira viagem oficial ao exterior desde que tomou posse, o primeiro presidente socialista do Uruguai, Tabaré Vázquez, demonstrou ontem a cautela de seu país em relação à aspiração brasileira de integrar o conselho de Segurança da ONU. Vázquez se limitou a dizer que o país observa com ''atenção'' e ''respeito'' a aspiração brasileira.

Em discurso, tanto Lula como Vázquez falaram sobre a importância de uma maior integração da comunidade sul-americana e do Mercosul.

O presidente uruguaio, além de citar a integração regional, disse que o Uruguai não deseja ser apenas um integrante, mas sim um ''protagonista'' do Mercosul. Vázquez falou em priorizar os direitos humanos, os programas de defesa e a questão ambiental.

Sobre o Mercosul, aliás, tanto Lula como Vázquez admitiram que sua integração somente terá resultados práticos, caso haja uma intensificação das atividades de coordenação macroeconômica entre os países.

Lula, em sua fala, congratulou o ''amigo'' e ''companheiro'' uruguaio pelo ingresso do país no G20, grupo de países cujas economias estão em desenvolvimento.

- Sua eleição, amigo e companheiro Tabaré, é um marco histórico, não apenas para o Uruguai. Sua vitória demonstra que nossa região caminha na direção da renovação política, que escolhemos um modelo de crescimento econômico com inclusão social. O Uruguai, de forma pioneira, ensinou aos demais países da América do Sul o caminho das políticas sociais, especialmente o valor da educação e a difusão da cultura - afirmou Lula.

No encontro de ontem foram assinados acordos nas áreas de comunicação, agricultura e energia elétrica. Foi também assinado um memorando de entendimento para criar uma comissão com o objetivo de tratar de questões energéticas e de mineração.

Folhapress