O Estado de S. Paulo, n. 46859, 02/02/2022. Economia & Negócios, p. B5

Apoiador de Bolsonaro vai ocupar Corregedoria da Receita

Lorenna Rodrigues


 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, nomeou um simpatizante do presidente Jair Bolsonaro como novo corregedor da Receita Federal. O cargo estava vago desde julho passado e ganhou relevância depois de o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente, ter acionado o órgão alegando que havia irregularidades na atuação de auditores que investigaram a acusação de "rachadinha" quando ele era deputado estadual no Rio. O caso foi arquivado.

A nomeação de João José Tafner foi publicada ontem no Diário Oficial da União. Auditor fiscal desde 2007, ele apoiou a campanha para deputado federal do também auditor Marcus Dantas, do PSL. Em fotos nas redes sociais, Tafner aparece ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e de Dantas durante a campanha de 2018 em evento de apoio a Bolsonaro e usando uma camiseta da seleção brasileira – que se tornou "uniforme" dos apoiadores do presidente.

Tafner é tido no órgão como bolsonarista. Além disso, a indicação chama a atenção porque Tafner não ocupava funções de liderança dentro do Fisco. De acordo com dados do Portal da Transparência, ele não tinha cargo gratificado, dado a chefes, desde 2014.

Apesar de ser simpatizante do governo, Tafner não foi a primeira escolha do clã Bolsonaro para ocupar o cargo. O presidente Bolsonaro chegou a convidar Dagoberto Lemos para o posto, o que provocou reação dentro da Receita. O então secretário José Tostes tinha escolhido, com apoio de Guedes, Guilherme Bibiani. Procurada, a Receita não se manifestou a respeito da nomeação até a conclusão desta edição. •