Título: Brasil: maior país católico faz vigília
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/04/2005, Internacional, p. A10

Igrejas aumentam o número de missas. Em São Paulo, Cláudio Hummes, possível sucessor, reza pela saúde do pontífice

SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO - Fiéis de todo o Brasil, o maior país católico do mundo, intensificaram ontem as orações pela saúde do papa João Paulo II. As igrejas aumentaram o número de missas e tradicionais centros religiosos do país estão em vigília permanente.

Em Aparecida (167 km a Nordeste de São Paulo), padres e fiéis estão desde ontem reunidos no santuário nacional da cidade. As cinco missas rezadas na basílica foram pela recuperação da saúde do papa e amanhã deverão ser rezadas outras seis, que começarão às 6h.

- Em caso de morte, passaremos a rezar pela alma dele e para que seja escolhido um bom pastor inspirado pelo Espírito Santo - afirmou o reitor do santuário, Joércio Gonçalves Pereira.

Em São Paulo, o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo metropolitano apontado como um dos possíveis sucessores do pontífice, presidiu ontem à tarde na catedral da cidade a celebração eucarística para o papa.

- O Santo Padre tem muito carinho pelo Brasil, e nós, brasileiros, também sentimos um grande carinho por ele - disse. - A morte pode ter um sentido de salvação (...). João Paulo II está diante de Deus com a certeza da ressurreição.

No Rio, as missas celebradas nas 256 paróquias da arquidiocese também foram em intenção da recuperação do pontífice. No Santuário de Sant'Ana, no centro, e nas igrejas de Nossa Senhora de Copacabana e Santa Cruz, ambas em Copacabana, dezenas de pessoas participaram de vigílias, missas e orações. Na manhã de hoje, moradores de rua atendidos pela Pastoral Social da arquidiocese farão uma prece em frente à estátua do papa, na catedral, no centro.

Em Nova Trento (SC), cidade de santa Paulina (1865-1942), canonizada por João Paulo II em maio de 2002 como a primeira santa brasileira, fiéis de várias partes de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul chegavam para participar de atos pelo papa. No Santuário de Santa Paulina, em todas as missas desde o agravamento da saúde do pontífice foram feitas orações especiais e uma imagem do papa ficou em exibição.

Já em Juazeiro do Norte (CE), devotos de padre Cícero começaram ontem uma série de homenagens e missas para rezar pela saúde do líder católico. Na principal igreja da cidade, a de Nossa Senhora das Dores, houve celebrações a cada duas horas durante a tarde. Para hoje, a programação prevê vigílias e orações durante todo o dia. A cidade é o maior centro de devoção de católicos na região Nordeste.