Título: PP briga por cargos em estatais
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/04/2005, País, p. A3

BRASÍLIA - Segundo assessores bem situados no Executivo, o PP sonha com a Superintendência do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), hoje com o PT, e uma diretoria da Petrobras, como forma de compensar as frustradas tentativas do partido de emplacar o deputado Ciro Nogueira (PP-PI) no Ministério das Comunicações. - Não temos nenhum pleito, quem falou isso para vocês é safado ou malandro. Não temos pleito nem cargos no governo. Se o governo nos chamar vamos. Mas estamos com o pé atrás com essa gente - rebateu o líder do PP na Câmara, deputado José Janene (PR).

Apesar das negativas de Janene, um dia antes da conversa mantida entre a reportagem do JB e o líder do PP, o governo contemplava o partido com um cargo estadual: a Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Pernambuco. O empossado foi José Maurício Cavalcanti, filho do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti. Segundo Severino, a vaga já estava reservada ao PP.

O PL é outro partido na briga por cargos federais no estados, sobretudo em Goiás e no Ceará. Mas se diz satisfeito. Até porque Ministérios dos Transportes hoje é ''porteira fechada'' para o partido. O ministro Alfredo Nascimento provocou, inclusive, uma gritaria na Esplanada, depois de demitir um diretor do DNIT do Ceará (Aníbal Gomes) para colocar uma pessoa indicada pelo PL.

- Temos uma linha diferente. Queremos fazer funcionar bem o que temos. Nossa intenção é deixar uma boa imagem - justificou o líder do partido na Câmara, Sandro Mabel (PL-GO).

O PC do B, por sua vez, pretende trabalhar para manter Haroldo Lima na Agência Nacional do Petróleo, aproveitando o veto do Senado a José Fantine, indicação da ministra Dilma Roussef.

Para quem possui apenas cinco deputados, o partido também se revela muito satisfeito com o Ministério dos Esportes, totalmente ''aparelhado'' com a maioria dos cargos nas mãos dos comunistas. (S.P. e S.P.)