Título: Em 1980, no Brasil, a mais longa viagem
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/04/2005, Especial, p. A7

João Paulo II visitou 13 cidades em 12 dias

A viagem de João Paulo II ao Brasil, em 1980, se constituiu na mais longa realizada por um papa até então. Foram 13 cidades visitadas e mais de 30 mil quilômetros percorridos. Brasília, Belo Horizonte, Rio, São Paulo, Curitiba, Salvador, Recife, Teresina e Manaus fizeram parte do roteiro, de 30 de junho a 11 de jullho, data do retorno a Roma. Ordenação de sacerdotes, missas e encontros com jovens, crianças, idosos, operários, imigrantes e representantes de outras religiões, além de visitas a colônias de hansenianos e presídios fizeram parte, entre outras atividades, do vasto programa nas cidades brasileiras.

Em todas as cidades, multidões pararam as cidades para homenagear o pontífice. O presidente João Figueiredo cedeu seu avião para a longa jornada. Os temas das missas variavam, de acordo com as cidades visitadas.

Em Belém, houve um contratempo. Na noite do dia 8 de junho, a comitiva do papa não parou na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, onde os fiéis esperavam que a imagem da santa fosse abençoada. No dia seguinte, aclamado na Praça Frei Caetano Brandão, o papa benzeu e beijou a imagem.

Em Fortaleza, uma tragédia. Três mulheres que foram ver João Paulo II, no estádio Castelão, morreram pisoteadas na porta de entrada. O papa mandou o secretário de estado do Vaticano, Agostino Casarolli, visitar as famílias das vítimas.

Na missa campal, rezada na área externa do estádio, assistida por 800 mil fiéis, a multidão aplaudiu calorosamente as passagens da homilia em que foram abordadas questões sociais. A missa teve como tema A eucaristia e as migrações e continha uma oração para os retirantes, pedindo ''trabalho e justiça'' nas grandes cidades. O arcebispo de Fortaleza, à época, Dom Aloizio Lorscheider, da ala progressista, declarou, na época da visita, que a igreja deveria ser ''a voz do povo''.