O Globo, n. 31515, 19/11/2019. País, p. 4

Presidente do BC diz procurar solução que ‘atenda a todos’
Carolina Brígido


Após reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, o advogado-geral da União, André Mendonça, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que todos estão em busca de uma solução sobre o compartilhamento de dados do antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), hoje chamado de Unidade de Inteligência Financeira (UIF). Amanhã, o Supremo vai decidir se a UIF pode ou não compartilhar dados sigilosos sem autorização judicial.

— Nós estamos tentando buscar uma solução que atenda a todos em relação ao que vai ser votado na quarta-feira — resumiu o presidente do BC, após o encontro.

Horas depois da reunião, o presidente do Supremo decidiu que não terá mais acesso às informações financeiras de relatórios dos últimos três anos.

Na sexta-feira passada, Toffoli deu prazo até hoje para a UIF informar quais instituições estão cadastradas para receber os relatórios de inteligência financeira e quantos agentes de cada uma delas estão registrados no sistema. Antes de revogar a própria decisão, o presidente da Corte também pediu o número de quantos relatórios foram divulgados por agente público.