O Globo, n. 31472, 07/10/2019. País, p. 06
‘Economia é 100% com Guedes’, diz Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro reiterou apoio ao ministro Paulo Guedes, afirmando que não existe plano B para a economia. Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, disse que, graças a Guedes, o país está reconquistando a confiança do investidor internacional e ruma para a recuperação.
— A economia é 100% com o Guedes —disse Bolsonaro.
Após a crise gerada pela proposta de criação deu mim posto nos moldes da CPMF—que culminou coma demissão do então secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra—, a equipe de Guedes passou a teme ruma frouxamento do compromisso de Bolsonaro coma agenda de reformas e ajuste fiscal. Segundo interlocutores, Bolsonaro havia acertado com Guedes apoiar sem restrições uma agenda austera e liberal até julho de 2020. Mas pressões de ministros e políticos por aumento de gastos e investimentos abalaram a relação de ambos.
Na entrevista, Bolsonaro afirmou que não interfere na economia, mas às vez esfaz sugestões, transmitindo ao ministro“o anseio popular ”.
A ofa lardos resultados da geração de empregos—segundo o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), em agosto foram criadas 121 mil vagas com carteira assinada, melhor resultado para o mês em seis anos —, Bolsonaro elogiou a reforma trabalhista do governo Michel Temer.
— Se o Temer não fizesse a reforma trabalhista, estaria numa situação muito pior do que estava antes.
O presidente voltou a comparar a economia a um transatlântico, frisando que não é possível “dar um cavalo de pau”,referindo-se às críticas de que a retomada está lenta.
Ministro fica
Indagado sobre a situação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), Bolsonaro declarou que ele “não chegou ao final da linha”. O ministro foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral, na semana passada, por participação em esquema de candidaturas-laranja de mulheres no PSL de Minas Gerais. Bolsonaro voltou a dizer que tomará uma decisão se for comprovado algo grave:
— Ele não chegou ao final da linha. Se for algo de grave, substancioso, a gente toma uma decisão. Ele está fazendo um brilhante trabalho.