O Globo, n. 31474, 09/10/2019. País, p. 06

Senado convoca ministro do Turismo para explicações

Marco Grillo


A Comissão de Transparência do Senado aprovou ontem a convocação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para explicar a acusação de que comandou um esquema de candidaturas-laranja do PSL na eleição de 2018. O Ministério Público de Minas Gerais denunciou o ministro, na semana passada, por falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita de recurso eleitoral e associação criminosa.

A convocação foi aprovada em votação simbólica, sem a presença de senadores do PSL ou aliados do governo, e sem manifestação contrária. A data prevista para o comparecimento é 22 de outubro, mas ainda pode sofrer alterações em função do calendário de votação da reforma da Previdência. Com a convocação, a presença é obrigatória em um prazo de 30 dias. O não comparecimento implica crime de responsabilidade, segundo a Constituição.

Uma dirigente do PSL em Minas Gerais afirmou em depoimento à Polícia Federal que o ministro do Turismo usou serviços sem nota fiscal na última disputa eleitoral, quando foi candidato a deputado federal, e fez pagamentos referentes à campanha em uma caixa de papel por meio do seu então assessor, Jandir Siqueira. Os recursos seriam destinados ao pagamento de pessoal contratado para fazer panfletagem e pagar o aluguel de um salão. A informação foi divulgada ontem pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

— Recebi o dinheiro no dia 5 de outubro, faltando dois dias para as eleições, no gabinete parlamentar do Marcelo Álvaro, e o Jandir me passou esse dinheiro numa caixinha de papelão, no valor de R$ 17 mil — reafirmou ontem ao Jornal Nacional.

A dirigente contou ainda que tentou entregar os recibos pela prestação dos serviços, mas que o assessor não quis recebê-los. Em nota, a defesa de Álvaro Antônio disse que a declaração de Ivanete é “inverídica”, que ela sequer trabalhou em 2018 para a campanha dele e que o que pode ter ocorrido é panfletagem com imagem de outros candidatos e dele também. Jandir Siqueira disse que já contou tudo o que sabia sobre o caso em depoimento.