Título: ONU inicia avaliação no Haiti
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/04/2005, Internacional, p. A8
PORTO PRÍNCIPE - O Conselho de Segurança da ONU iniciou ontem uma missão de avaliação de quatro dias da situação no Haiti, palco de uma operação de paz liderada pelo Brasil que mobiliza atualmente mais de 6 mil homens.
- Estamos aqui para afirmar o apoio do Conselho de Segurança aos esforços do governo provisório para criar um ambiente seguro e estável, e para avaliar a execução do mandato da Minusta [Missão de Estabilização da ONU no Haiti]- declarou o presidente do grupo de avaliação, o embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Mota Sardenberg.
Ao se referir às eleições previstas para o fim deste ano, Sardenberg se pronunciou ''a favor da participação de todos os partidos políticos'', mas avisou que todos devem se comprometer a ''renunciar à violência''.
Eleições presidenciais e parlamentares estão previstas para novembro e dezembro. No entanto, segundo um membro do Conselho eleitoral, a agenda poderá ser modificada se a insegurança perdurar no país.
- Os atos violentos e de insegurança se multiplicaram no Haiti apesar da presença de 6.700 capacetes azuis [tropas sob bandeira da ONU]- lamentou o embaixador francês Pierre Espérance, que acompanha a missão do Conselho de Segurança.