Título: Mais invasões em Pernambuco
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/04/2005, País, p. A4

Sobe para 15 o número de propriedades ocupadas pelo MST no estado

Recife - Com a invasão da fazenda Santo Antônio, realizada ontem, no município de Pedra, Pernambuco, subiu para 15 o número de propriedades rurais ocupadas este mês por trabalhadores ligados ao MST na região.

Cerca de 50 famílias estão instalando barracas de lona na propriedade. Segundo um coordenador do MST, Ezequias David da Silva, a previsão é de que, nos próximos dias, 300 pessoas passem a viver também na área de 850 hectares.

O coordenador estadual do MST, Jaime Amorim, disse ontem que ''as ocupações vão continuar durante todo o mês de abril, como parte da jornada nacional de luta pela posse da terra''.

Desde o início do mês, os sem-terra ocuparam 15 áreas em Pernambuco. A maior é a fazenda Dois Barros, de 4.200 hectares, no município de Feira Nova, a 77km da capital.

Ontem a professora Linda Goulart, coordenadora da Pesquisa Nacional da Educação na Reforma Agrária, divulgou estudo inédito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que considerou surpreendente o índice de escolas públicas presentes nos assentamentos: há pelo menos uma em 96% deles.

Desse total, 83,6% são municipais, o que, a seu ver, obriga a um maior diálogo entre governo federal e prefeitura na implementação de políticas públicas. Grande parte das escolas (72,4%) funciona em unidade construída especificamente para a atividade escolar, sendo que 90% delas em prédio próprio. Mas ainda há alunos que assistem às aulas em galpões, salões paroquiais e até na casa do professor.

Em 5,5% das escolas, alunos e professoras levam água de casa, por não haver abastecimento como cisterna, poço artesiano, mina d'água perto da escola ou caminhão-pipa, como ocorre no restante das unidades. Um dado preocupante, segundo Linda Goulart, é a ausência de fontes de iluminação em 21,1% das escolas.

- Ocorre principalmente nas turmas de alunos mais velhos, que precisam estudar à noite - contou.

A construção é provisória em 29,3% das escolas, e em 22,7% delas não há banheiro. Os percentuais são reduzidos também quanto à presença de sala de professores (16,9%), horta (12,1%), refeitório (7,6%), quadra de esportes (6,1%), parque infantil (2,9%), laboratório de informática (2,1%) e de ciências (0,9%).

Para a pesquisa, foram entrevistadas 10.200 famílias. Verificou-se que há 524.868 famílias assentadas, o que perfaz uma população de 2,549 milhões de pessoas. São 987.890 estudantes assentados.