Título: Trem-bala atrai também a França
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/04/2005, Brasília, p. D5

Comitiva faz a governador proposta para examinar a tecnologia francesa e as alternativas para financiamento

Uma comitiva enviada pelo governo francês esteve ontem no Palácio do Buriti para manifestar formalmente interesse em participar do projeto de construção do trem de alta velocidade no trecho Brasília-Goiânia, o trem-bala. Em reunião com o governador em exercício, Fábio Barcellos, representantes do Ministério de Infra-Estrutura, Transportes, Habitação, Turismo, Mar e Organização da França afirmaram que existe interesse em celebrar convênio com os Governos do Distrito Federal e de Goiás para cooperação técnica e comercial no projeto. Fábio Barcellos lembrou das críticas que o GDF tem recebido em relação à proposta de criação do trem-bala.

- Quando Brasília estava sendo erguida por JK muita gente duvidou que ela fosse vingar. Duvidou que poderíamos ter o que temos hoje, por aqui, como por exemplo, a melhor qualidade de vida do país. Acredito que o trem pode seguir os mesmos trilhos, e se tornar referência nacional para o desenvolvimento econômico da região - avaliou o governador em exercício.

O secretário de Planejamento, Ricardo Penna - que acumula a função de Secretário de Projetos Especiais - participou da audiência, que aconteceu a portas fechadas no gabinete do governador. Ele contou que a equipe que toca o projeto do Trem de Alta Velocidade expôs aos franceses o andamento dos estudos de viabilidade e ainda as prováveis características do trem exigidas pelo trecho. ''Detalhamos todos os levantamentos que já fizemos, como uma prévia do que desejamos fazer''.

Segundo Penna, o Governo francês formalizou ainda um convite ao governador Joaquim Roriz e sua equipe técnica para conhecer de perto a tecnologia e as alternativas financeiras que pode oferecer.

- Vamos agendar uma visita à França para junho ou setembro. Julho e agosto estão descartados porque lá, nests período, são férias escolares e a maioria das pessoas viaja - afirmou.

O secretário lembrou que em uma das viagens de Roriz para a Europa em busca de informações sobre o trem-bala, a comitiva brasileira chegou a visitar empresas e fabricantes de motores e material de infra-estrutura. Segundo ele, diferencial é que agora é uma manifestação do Governo francês e isto comprova a repercussão do projeto e a importância dele para o desenvolvimento do País.

Ano Brasil-França - Aproveitando o ano de 2005, em que os dois países comemoram o aniversário do aviador Santos Dumont, Fábio Barcellos propôs uma parceria entre o GDF e o Governo francês para bancar uma exposição. Ele disse que vai buscar parlamentares de lá para oferecer uma mostra dos trabalhos de arquitetura de Brasília e ainda trabalhos artesanais produzidos na região.

- É uma proposta para divulgarmos a capital do País, que é tão rica em monumentos arquitetônicos. Não deixa de ser uma troca de experiências com aquelas pessoas que tratam do mesmo ramo'', avaliou Ricardo Penna.

Ele lembrou ainda que na próxima quarta-feira, grupos técnicos do GDF e do Governo de Goiás têm audiência marcada com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. A pauta do encontro incluirá os primeiros debates em relação ao projeto de viabilidade técnica do trem de alta velocidade no trecho Brasília-Goiânia.

- Há 15 dias entregamos o material para análise, afinal são eles, o Governo federal, que vai dar a concessão para a construção da ferrovia entre os dois estados. Este é um primeiro encontro para debatermos todos pontos levantados no projeto - explicou.

Quanto ao trabalho em parceria com o governo italiano, Penna lembrou o convênio de parceria técnica firmado no mês passado. Agora, disse, estamos esperando a vinda deles para aprofundarmos as questões do projeto.