O Globo, n.31.622, 05/03/2020. Economia. p.27
Guedes vê crescimento acima de 2% este ano
Gabriel Shinohara
Manoel Ventura
O ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou ontem que o país deverá ter um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 2% em 2020, caso as reformas sejam aprovadas pelo Congresso, e considerou o resultado de 2019 “dentro do previsto”.O secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, também disse que, no próximo dia 11, a pasta divulgará novas previsões de crescimento da atividade econômica acima de 2%. Até agora, a equipe econômica vem trabalhando com um alta de 2,4%.
—O que eu tinha dito no início do governo? No primeiro ano nós vamos crescer 1%, saiu 1,1%. Então, está dentro do previsto. A economia brasileira está claramente reacelerando. Se nós mantivermos as reformas, ela vai crescer os 2%, até um pouco acima, que nós estamos esperando —afirmou Guedes.
Segundo o ministro, a dinâmica do crescimento da economia em 2019 aponta para uma trajetória ascendente a cada trimestre, que justifica as projeções mais otimistas para este ano:
— A economia estava crescendo abaixo de 1%, acelerou no primeiro trimestre para 0,7%; no segundo trimestre, para 1,3%; no último trimestre, já está crescendo a 1,7% sobre o mesmo período do ano anterior. Então, a economia está acelerando lentamente esperando as reformas. À medida que as reformas vão acontecendo, porque elas vão ser implementadas, o Brasil vai acelerando.
Guedes acredita que o crescimento econômico brasileiro não vai ser tão afetado pela crise do coronavírus, por ser uma economia fechada.
— O Brasil é uma economia que esteve relativamente fechada todos esses anos, então, é claro, quando o mundo todo estava crescendo, você ser uma economia aberta e integrada era uma grande vantagem. Se nós não pegamos o vento a favor, agora também é um vento contra, é um impacto menor na economia brasileira —avaliou.