O Globo, n. 31531, 05/12/2019. País, p. 6

Aliança pelo Brasil já tem pedido em cartório

Naira Trindade


O secretário-geral do Aliança pelo Brasil, Admar Gonzaga, entregou ontem, em um cartório de Brasília, um requerimento para registrar o partido que o presidente Jair Bolsonaro quer criar. A partir do momento em que conseguir o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), Gonzaga pretende verificar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a possibilidade de coletar assinaturas por meio do sistema biométrico para a criação da legenda:

— Vamos abrir o PJE (Processo Judicial Eletrônico). Esse requerimento vai para lá e a gente recebe a senha do sistema. A partir disso, a gente se estrutura nos estados, nomeia os representantes e faz a coleta de apoiamentos.

Segundo vice-presidente nacional do Aliança, o advogado Luís Felipe Belmonte acompanhou o registro e demonstrou otimismo com as coletas de apoiamentos. A expectativa deles é de obter um milhão de assinaturas em menos de um mês.

Ex-ministro do TSE, Gonzaga pretende recolher as 492 assinaturas por três vias: biométrica, com certificado digital e pelo método tradicional. Admar deve enfrentar dificuldade, porém, em sua principal aposta, a biometria. Isso porque não há a previsão dessa forma de coleta nas normas eleitorais.