Título: Lindberg pede intervenção
Autor: Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 11/04/2005, País, p. A4

No rastro da intervenção federal nos hospitais do Rio, ontem, o prefeito petista de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, defendeu uma intervenção federal na segurança pública do Rio. Segundo ele, a PM não tem capacidade para resolver o problema do estado. Ele fez as declarações durante o encontro do PT no Hotel Novo Mundo, mas também não detalhou como se daria a intervenção nem quando. - Conversei com o ministro da Justiça Marcio Thomaz Bastos sobre a chacina e acho que a médio prazo é preciso uma intervenção na segurança do Rio. Não acho que a PM tenha força para revolver suas entranhas. Na chacina, os envolvidos não foram só quem deram os tiros, tem gente da PM.

Há cerca de um mês, o governo federal interveio nos hospitais municipais do Rio. Por trás da movimentação, muitas trocas de acusação entre o prefeito Cesar Maia, pré-candidato à Presidência da República e o governo Lula. Mas enquanto a briga política se instalava, a população conquistava melhor atendimento na precária rede pública. No caso da segurança, Lindberg nega a disputa política:

- O governo federal tem agido com tato, porque o pior que poderia haver é que passasse qualquer idéia de politização de um caso como esse. (P.C.P.)