Título: Governo prepara plano de ação para a Baixada
Autor: Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 11/04/2005, País, p. A4

Cúpula federal anuncia ajuda para região da chacina e diz investir muito no Rio

Sem dar detalhes de projetos, ou previsão de datas, a cúpula do governo federal aproveitou o fim de semana no Rio, onde aconteceu o encontro do Partido dos Trabalhadores, para anunciar que três ministérios do governo Lula estão preparando um plano de ação para a Baixada Fluminense. O anúncio aconteceu 10 dias depois da maior chacina da história do estado naquela região que, na campanha eleitoral do ano passado, foi foco de intensa disputa entre o PT e o PMDB do secretário de Governo, Anthony Garotinho, marido da governadora Rosinha Matheus. Ontem, em entrevista à agência de notícias governamental Radiobrás, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, garantiu que estão sendo discutidas ações para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. Segundo Dirceu, as ações já estariam sendo defendidas por prefeitos locais e seriam adotadas em pouco tempo. Segundo ele, estão trabalhando os ministérios da Saúde, das Cidades e da Justiça

- Vamos fazer um trabalho com o governo do estado, já estamos fazendo em muitas áreas e vamos fazer na Baixa da também. Estamos querendo trabalhar juntos para ajudar a Baixada a resolver seus problemas - afirmou.

Na mesma entrevista, o secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci, defendeu que o ''governo Lula tem feito muito para o Rio''.

- O Rio é um dos estados que mais têm recebido transferências voluntárias da União. Transferência voluntária é o dinheiro que a União pode repassar ou não. O Rio é um dos que mais tem recebido transferência voluntária - disse.

A governadora Rosinha Matheus, uma das maiores adversárias do governo Lula, reagiu às declarações dos ministros, através de sua assessoria:

- O que importa é em termos proporcionais. O Rio contribui com 14% do PIB nacional. É preciso saber se o retorno é equivalente. São necessários os dados, para que não fique só no discurso.

Na mesma linha do governo federal, o governo estadual estampou em sua página na internet anúncio de que a governadora divulgará na quarta-feira vários investimentos locais. Entre eles, R$ 110 milhões para o programa Nova Baixada, além de parceria.

Nos planos do governo estadual estão ainda uma parceria com a prefeitura de Duque de Caxias e empresas para a construção de um acesso para o Pólo Gás Químico, cuja obra está orçada em R$ 80 milhões. A governadora faria também investimentos na construção do Hospital de São João de Meriti - o primeiro da Baixada -, a duplicação da avenida Presidente Kennedy e a construção do viaduto de Austin.