Título: Americanos protestam em Roma
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/04/2005, Internacional, p. A7

Ativistas repudiam participação de ex-arcebispo de Boston, acusado de proteger padres pedófilos, em missa por João Paulo II

CIDADE DO VATICANO - Da comoção à indignação. A Praça de São Pedro, em Roma, que na sexta-feira foi palco da emocionante despedida ao papa João Paulo II receberá mais um grupo de católicos hoje. Mas dessa vez eles vêm para protestar. Durante o fim de semana, dezenas de fiéis americanos ligados à SNAP, The Survivors Network of those Abused by Priests (Rede de Sobreviventes dos Abusados por Padres), embarcaram para Roma onde pretendem manifestar indignação contra a presença do ex-arcebispo de Boston, Bernard Law, à frente de uma das nove missas em honra ao papa morto, antes do início do Conclave que escolherá seu sucessor, no dia 18.

Não pesa contra Bernard Law acusação de ter molestado crianças, mas o religioso caiu em desgraça no seu país ao tentar proteger padres envolvidos no escândalo que abalou a Igreja Católica nos Estados Unidos no início da década.

- Designá-lo para ser um dos que vão celebrar missa em louvor do papa é como jogar sal sobre uma ferida ainda aberta - comparou Barbara Blaine, presidente e uma das fundadoras da SNAP, a caminho de Roma.

Os manifestantes programaram a distribuição de panfletos contra o hoje cardeal Law - nomeado, em 2004, por João Paulo II - no lado de fora da Basílica de São Pedro, onde acontecerá a missa.

- Nós certamente não queremos causar ainda mais dor àqueles que vão assistir a missa em homenagem ao Santo Padre. Nosso objetivo é informar aos católicos que lá estarão sobre a história do cardeal Law que, tenho certeza, muitos ainda desconhecem - afirmou Blaine, fazendo referência ao papel desempenhado por Law no escândalo de Boston.

Em carta enviada na sexta-feira para o cardeal Roger Mahony, arcebispo de Los Angeles, na Califórnia, a SNAP pede que ele use sua influência para evitar que Bernard Law celebre a missa. No documento os ativistas dizem acreditar que ''Law está explorando esse momento de tristeza numa tentativa egoísta de reabilitar sua imagem. Em respeito àquelas famílias que continuam sofrendo por causa da rede de proteção que ele promoveu, Law deveria, com um espírito de genuína contrição, evitar esse tipo de exposição pública.''

James Post, presidente do The Voice of Faithful (A Voz dos Fiéis), outro grupo que reúne vítimas dos padres pedófilos, foi ainda mais incisivo:

- O cardeal Law continua sendo um símbolo vivo de uma mancha negra no pontificado de João Paulo II.

Fontes ligadas à Igreja Católica disseram que Bernard Law fora escolhido pelo Vaticano para conduzir a quarta missa da novena por João Paulo II por chefiar uma importante igreja e não como forma de conceder-lhe uma honraria pessoal. Law foi transferido de Boston para Roma no auge da crise envolvendo casos de pedofilia em suas paróquias, quando ele próprio começou a se ver ameaçado pela justiça. Atualmente o religioso comanda a basílica de Santa Maria Mãe de Deus, uma das quatro que estão sob jurisdição direta do Vaticano. Os grupos que reúnem as vítimas de abusos praticados por padres também protestaram à época da nomeação. A Arquidiocese de Boston não comentou os protestos agendados para hoje.