Título: Fãs de Lady Di protestam
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 10/04/2005, Internacional, p. A15

Decepcionadas, centenas de pessoas se reuniram ontem em Londres diante do palácio de Kensington, antiga residência da princesa Diana - que morreu em 1997 - para se manifestar contra o segundo casamento do príncipe Charles com sua ''ex-rival''.

''É incrível que Charles, que maltratou Diana, tenha hoje o que quer e seja autorizado, com a bênção de todos, inclusive dos filhos de Lady Di, a burlar a monarquia e tudo o que ela representa'', reivindicava uma das várias cartas presas nas grades do palácio.

- William [filho de Charles e Diana]deveria ter se rebelado - opinou Ella Clark, uma senhora de 96 anos.

Muitas mensagens também criticavam Camilla Parker Bowles, chamando-a de ''impostora'':

''Diana sempre permanecerá em nossos pensamentos como a verdadeira princesa de Gales. Jamais será substituída'', dizia uma delas.

Buquês de rosas, tulipas e lírios também foram depositados no lugar, onde Diana foi morar logo após a separação, em 1992.

Um guarda do palácio retirou uma fotomontagem de um cavalo com o rosto de Camilla, o que suscitou furiosos protestos dos manifestantes, que saíram em defesa da liberdade de expressão.

Mas para muitos, além da nostalgia por Diana, trata-se de uma crítica à monarquia, que põe em jogo seu destino ao não dar o exemplo.

- Charles deveria abdicar do trono. Se vai se tornar rei e estará à frente da Igreja da Inglaterra, como pode estar divorciado e voltar a se casar com uma divorciada, ainda mais depois de os dois terem feito Diana infeliz? - indagava Valerie Longden, uma aposentada de 63 anos.

Charles e Camilla, que se conheceram há 35 anos, foram amantes durante o conturbado casamento do príncipe com Lady Di.