Título: Charles e Camilla Parker enfim casados
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 10/04/2005, Internacional, p. A15

Enlace do herdeiro do trono britânico tem cerimônia simples

LONDRES - Ao descerem do Rolls-Royce preto que os conduziu à prefeitura de Windsor, o príncipe Charles, primeiro na linha sucessória do trono britânico, e Camilla Parker Bowles estavam felizes e prestes a realizar um sonho que nascera há 35 anos quando os dois, ainda muito jovens, na casa dos 20 anos, se conheceram. A história de amor, no entanto, não prosseguiu. Charles se casou com Diana Spencer e Camilla com Andrew Parker Bowles. Infelizes nos respectivos casamentos, os dois deram início a uma história de encontros secretos que se transformou em escândalo, acompanhado em todo o mundo. Ontem, às 13h, numa cerimônia civil modesta, que contou com a presença de apenas 30 convidados, Charles e Camilla finalmente se tornaram marido e mulher. O casamento civil, ao qual não compareceu a rainha Elizabeth II, mãe do noivo, teve como testemunhas o príncipe William e Tom Parker Bowles, os filhos mais velhos dos casamentos anteriores do casal. Terminada a cerimônia, os noivos seguiram para a capela de Saint George, onde receberam a bênção do arcebispo de Canterbury, Rowan Williams. Desta vez, com a presença da rainha. Uma pequena multidão, estimada em 20 mil pessoas, aplaudiu o novo casal da realeza britânica.

Durante a bênção, Charles e Camilla se ajoelharam para pedir perdão por erros e pecados cometidos e jurarem fidelidade um ao outro. Eles leram um trecho do The Book of Common Prayer, importante livro religioso inglês, no qual afirmavam estar ''sinceramente arrependidos, de todo o coração'' pelos desvios cometidos. Em seguida, o arcebispo fez, primeiro a Charles e depois a Camilla, as perguntas que tradicionalmente são ouvidas nas cerimônias ocidentais de casamento, sobre a disposição de cada um em ser fiel e leal ao companheiro ''na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, até que a morte os separe''. O casal então trocou alianças, fabricadas com ouro do País de Gales.

Em seguida, a rainha Elizabeth II abriu o Castelo de Windsor para receber os convidados. Em seu discurso, ela teria dito estar orgulhosa do filho e desejou felicidades para o casal. Um verdadeiro mar de plumas adornava os chapéus dos ricos e famosos presentes à festa. Enquanto o príncipe Charles vestia o mesmo fraque que usara na cerimônia civil, Camilla trocou o elegante traje cor de pérola por um longo de chifon com capa azul, bordada em dourado, e uma tiara. Aos convidados foram servidos canapés, além do tradicional bolo de frutas.

Entre os convidados estavam o primeiro marido de Camila, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, o cantor Phil Collins, os atores Kenneth Branagh, Stephen Fry e até Rowan Atkinson, conhecido por interpretar o desajeitado Mr. Bean. Entre os representantes das casas reais européias, estavam o herdeiro do trono da Noruega, Haakan Magnus, o príncipe Constantino da Holanda e sua esposa, a princesa Laurentien, e o rei Constantino da Grécia com a rainha Ana Maria.

A partir de agora, Camilla Parker Bowles passa a ser a segunda mulher mais importante do reino e será chamada de Sua Alteza. A nova mulher de Charles teria também o direito de se tornar Princesa de Gales, título muito identificado com a princesa Diana. Por isso, Camilla optou por ser conhecida como a Duquesa da Cornuália. O casal real anunciou que passará a lua-de-mel na Escócia.