Estado de S. Paulo, n. 46922, 06/04/2022. Economia & Negócios, p. B5

Sindicato diz que greve no BC se intensifica e pode interromper Pix

Antonio Timóteo
Eduardo  Rodrigues 


A greve dos servidores do Banco Central (BC) continuará por tempo indeterminado, afirmou ontem o presidente do sindicato da categoria, Fabio Faiad. Segundo ele, o governo não apresentou qualquer proposta oficial para a reestruturação da carreira e para aumentar os salários. Como consequência, a greve deve ser intensificada e pode interromper parcialmente o funcionamento do Pix e a distribuição de moedas e cédulas para as instituições financeiras.

Faiad se reuniu à tarde com o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, Leonardo Sultani. Os servidores do BC reivindicam reajuste de 26,3% e reestruturação da carreira. Um analista do Banco Central recebe, em média, R$ 26,2 mil mensalmente.

A categoria começou a fazer paralisações de quatro horas em 17 de março e na última sexta-feira iniciou a greve por tempo indeterminado.

De acordo com o sindicato, 60% dos servidores do BC estão em greve e 725 dos que têm função comissionada entregaram os cargos. As exonerações ainda não haviam sido publicadas no Diário Oficial da União (DOU), segundo o sindicato, porque a diretoria do BC tenta “segurar” o movimento.

Impacto. “O Pix e outras atividades do BC não se encontram dentro do escopo da lei dos serviços essenciais. Portanto, a greve poderá interromper parcialmente o Pix e a distribuição de moedas e cédulas. E poderá interromper, parcial ou totalmente, a divulgação do boletim Focus e de diversas taxas, o monitoramento e a manutenção do Sistema de Pagamentos Brasileiro e da mesa de operações, o atendimento ao público e outras atividades”, disse Faiad.

O BC já havia informado que o Boletim Focus, os indicadores selecionados (Indeco), que incluem o movimento de câmbio no Brasil, as operações cambiais do BC e o índice de commodities (IC-BR), não seriam divulgados nas datas previstas nesta semana. “Oportunamente, informaremos as datas de suas respectivas publicações. O aviso sobre as novas datas será dado com pelo menos 24 horas de antecedência”, disse o BC, em comunicado. •