O Globo, n.31.588, 31/01/2020. País. p.06

Moro lança lista online de criminosos mais procurados
Naira Trindade 
Leandro Prazeres 


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, lançou, ontem, uma lista online dos criminosos mais procurados do país, que será atualizada mensalmente. Ao todo, 26 nomes estão listados. Entre os critérios utilizados pela pasta para a inclusão dos criminosos está o seu grau de periculosidade, a sua capacidade financeira para fomentar o crime e a sua atuação interestadual. Moro afirmou que alista segue o exemplo de diversos países em que a relação dos criminosos mais procurados é pública.

— A advertência para os cidadãos comuns é para que eles entrem em contato com o Ministério da Justiça ou como disque 190 eque não tente meles mesmos qualquer espécie de contato com esses indivíduos porque são pessoas extremamente perigosas —disse Moro.

O lançamento ocorreu depois do primeiro encontro entre o ministro e o presidente Jair Bolso na roa pós acrise sobre a proposta de divisão da pasta da Justiça e Segurança. Na reunião dos dois, o presidente garantiu a Moro que não pretende fazer mudanças neste momento na pasta e, segundo aliados, afirmou que manterá Maurício Valeixo no comando da direção-geral da Polícia Federal.

Na manhã de ontem, antes mesmo de conversar com Moro, Bolsonaro recebeu no Palácio do Planalto o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem. Ele é um dos cotados para substituir Valeixo caso o presidente decida trocá-lo. A aliados, o presidente relatou ter tido uma boa impressão ao conhecer Ramagem, mas ter decidido manter Valeixo no comando da Polícia Federal.