O Estado de S. Paulo, n. 46923, 07/04/2022. Economia & Negócios, p. B20
Gigantes da web podem ter de pagar por notícias
O governo do primeiro-ministro Justin Trudeau apresentou ontem uma legislação pela qual as empresas controladoras, como a do Google e a do Facebook, teriam de pagar aos veículos de comunicação canadenses por publicar links para notícias em suas plataformas. As empresas jornalísticas do Canadá há muito pressionam o governo por uma medida como essa, argumentando que a receita de publicidade que antes era a base de seus negócios migrou para as gigantes da internet.
A pressão aumentou depois de a Austrália aprovar uma medida semelhante em 2021, e a Europa atualizar suas leis de direitos autorais para compensar os veículos de comunicação.
O ministro do Patrimônio canadense, Pablo Rodriguez, disse em entrevista coletiva que 450 meios de comunicação do país fecharam as portas entre 2008 e 2021 e explicou que a proposta de lei era semelhante à da Austrália, mas incluiria exigências de divulgações públicas e daria a um órgão independente, em vez de ao ministro, o poder de determinar quais operações se qualificam para os subsídios.
Em 2020, o Facebook disse que impediria seus usuários na Austrália de compartilhar notícias se o país aprovasse a lei. O Google também ameaçou retirar a Austrália de seu mecanismo de busca em 2021. Rodriguez disse que as principais empresas de tecnologia foram consultadas e "estavam abertas à regulamentação". A associação das empresas de comunicação do Canadá, a News Media Canada, aprovou o projeto de lei. / New York Times / Tradução de Romina Cácia