Título: Estado vai indenizar
Autor: Mariana Filgueiras
Fonte: Jornal do Brasil, 10/04/2005, Rio, p. A25

A governadora Rosinha Matheus (PMDB) disse ontem no programa radiofônico Bom Dia, Governadora, que, caso fique comprovada a participação de policiais militares, o Estado do Rio indenizará as famílias das 30 vítimas da chacina da Baixada. De acordo com a governadora, a Assembléia Legislativa receberá do Executivo um projeto de lei instituindo o pagamento das indenizações assim que as investigações forem concluídas. - O estado tem que se posicionar, tentando reparar um prejuízo irreparável - afirmou Rosinha.

Foram ouvidos ontem, na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, mais dois policiais militares do 24º BPM (Queimados), presos administrativamente desde a noite desta sexta-feira. José Augusto Moura Felipe e Ivonei de Souza são acusados de terem participado da chacina da Baixada Fluminense no dia 31 de março.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, uma testemunha do crime também compareceu no fim da tarde à delegacia para fazer o reconhecimento dos policiais. A testemunha teria sido ameaçada de morte pelos PMs mas não se intimidou. Além de reconhecer os dois, identificou ainda o soldado José Augusto Felipe, preso desde o início da semana, como um dos atiradores.

Até agora, dez policiais militares estão presos. Oito deles tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça. No entanto, todos negam envolvimento na ação, em que trinta pessoas foram assassinadas e duas ficaram feridas na noite do dia 31 de março nos municípios de Queimados e Nova Iguaçu.

O delegado Álvaro Lins apresentará amanhã à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa um relatório formal com todas as informações sobre o encaminhamento das investigações da chacina.