Título: Policiamento chega a Águas Claras
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 10/04/2005, Brasília, p. D4

Obras de posto estão perto da conclusão; delegacia será inaugurada em julho com cem policiais e até um heliporto

Os problemas de segurança de Águas Claras aos poucos começam a ser solucionados. A cidade, que completa dois anos como Região Administrativa no dia 7 de maio, vai ganhar um posto policial, que já está em fase de finalização. A delegacia deve ser inaugurada em julho, na QS 11, e terá, inclusive, um heliponto. Cem policiais farão parte do contingente do posto. A administração afirma que as questões de segurança se tornaram prioridade para o governo. Além disso, outros problemas de infra-estrutura estão sendo resolvidos, confirmando a vocação de desenvolvimento de Águas Claras como uma cidade em construção. O crescimento médio anual da população do bairro, a esta altura já estruturado como uma das mais recentes cidades do Distrito Federal, supera os 17%.

- Por ser uma cidade em construção, as melhorias vem pouco a pouco - ressalta o assessor João Carlos Bertolucci, morador da cidade.

Só este ano, foram liberados R$ 7 milhões para a captação de águas pluviais e saneamento para a região administrativa, da qual também fazem parte o Areal e outros três condomínios, totalizando 68 mil habitantes. Serão dedicados ainda R$ 5 milhões do Pró-DF para obras de infra-estrutura.

No ritmo atual, a administração calcula que, em seis anos, 80% da cidade vai estar concluída. Para os moradores do local a qualidade dos apartamentos e o espaço interno dos condomínios compensam a distância e a precariedade da infra-estrutura.

A maioria da população da cidade está inserida na classe média e média alta. Tem nível cultural elevado, estabilidade econômica e alta renda per capita. Isso resulta em uma exigência maior de qualidade de vida, afirma Bertolucci.

Para os moradores, a maior dificuldade é a falta de locais para diversão como shoppings e cinemas, atualmente em construção. A artista plástica Elaine Aparecida Guimarães, por exemplo, apesar de gostar de seu apartamento em Águas Claras e da proximidade com o seu trabalho de professora em Taguatinga, está procurando um lugar para morar nas proximidades do Plano Piloto.

- Aqui dependemos de condução para tudo. O cinema mais próximo fica em Taguatinga.

A moradora reclama ainda das dificuldades de transporte nos finais de semana quando o metrô não funciona. Elaine mora em Águas Claras há um ano com as filhas Bárbara, de 16 anos e Beatriz, de 11.

- A maioria das minhas amigas mora no Plano Piloto e sempre tenho que ir pra lá quando quero sair - diz Beatriz.

Apesar das dificuldades, Elaine reconhece que está havendo uma melhora na cidade. Segundo ela, as ruas estão mais limpas e asfaltadas do que na época de sua mudança.