Título: Líder do PT diz que houve traição entre governistas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 13/04/2005, País, p. A3

O senador Delcídio Amaral (PT-MS), líder do PT no Senado, lamentou a rejeição do nome do engenheiro José Fantine para a diretoria da Agência Nacional de Petróleo (ANP). O senador, no entanto, disse que ainda há possibilidade de mudar, em plenário, a decisão tomada pela comissão de Infra-Estrutura. - Fantine é um dos melhores quadros da área no Brasil - disse o senador.

O líder do PT afirmou ainda que o governo Lula tinha votos suficientes na comissão para indicar o engenheiro e, que parlamentares da base governista, contribuíram para que a indicação não fosse aprovada.

O senador Delcídio Amaral considerou ainda ''provável'' que haja insatisfação da base aliada com o Ministério de Minas e Energia. Segundo ele, com os votos do bloco de apoio, o novo diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo deveria ser aprovado por 13 votos a 10.

- Com certeza absoluta houve traição. E não foram só dois - afirmou.

Amaral, no entanto, não soube adiantar qual será a estratégia do governo agora. Disse que analisará o fato porque ''foi um sinal muito forte para o governo no Senado.''

José Fantine, por sua vez, deu poucas declarações sobre a derrota.

- Bom, agora é bola para frente. Isso é assunto encerrado. Não vou comentar nada - disse.

Depois da derrota, alguns governista já tratavam de articulações para preservar a indicação de Fantine no plenário do Senado. Segundo o relator do processo de indicação de Fantine, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), provavelmente na próxima quarta-feira os senadores terão que ratificar ou não, por meio do voto, o veto da Comissão. Na avaliação dos próprios parlamentares, a derrota deve ser tributada na conta da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, responsável pela indicação para o cargo.

Dos dois nomes indicados para a Agência, a Comissão aprovou, no entanto, o de Victor Martins, oriundo da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), para o cargo de diretor da ANP no lugar de Luiz Augusto Horta Nogueira, desde 2003 fora da ANP. A ação dos rebeldes ficou evidente com a aprovação de Victor, cuja indicação é atribuída ao governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. Sua aprovação foi com de votos: 20 favoráveis e três contra.

Quanto terminou a sessão, o presidente da Comissão, senador Heráclito Fortes (PI), disse que estava bastante surpreso:

- Foi ação silenciosa, pois eu não vi movimentação nenhuma contra o Fantine no plenário. Fiquei surpreso porque ele era um nome muito bom - afirmou''

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) é uma autarquia responsável pela regulação, contratação e a fiscalização da indústria do petróleo.

Com agências