O Globo, n.31.584, 27/01/2020. Mundo. p.15

Trump ataca democrata à frente do impeachment


Antes do início da segunda semana do julgamento do impeachment no Senado, o presidente Donald Trump atacou de forma veemente o deputado democrata Adam Schiff, presidente da Comissão de Inteligência da Câmara e um dos principais nomes do inquérito.

“O desonesto Adam Schiff é um político corrupto, e provavelmente um homem muito doente. Ele não pagou o preço, ainda, pelo que fez ao nosso país”, publicou Trump em seu Twitter, em uma série de postagens atacando não apenas Schiff, mas a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o processo como um todo.

Pouco depois, durante entrevista à TV ,Schiff foi questionado se via a mensagem como uma ameaça.

— Acho que a intenção era essa —afirmou.

A secretária de Imprensa da Casa Branca, Stephanie Grisham, respondeu que “o presidente fala de uma forma única, ele é reativo, diz o que está em sua mente”.

Schiff comanda o grupo de sete deputados que atuam como promotores no julgamento no Senado, onde Trump é acusado de abuso de poder por ter pressionado o governo da Ucrânia a investigar os negócios de um filho do ex-vice-presidente Joe Biden no setor de energia do país. Testemunhas e documentos trouxeram informações sobre essa pressão, que incluiu a suspensão de um pacote de ajuda militar de quase US$ 400 milhões.

O objetivo, segundo os deputados, era achar “podres” sobre Biden, que pudessem ser usados contra ele nas eleições de novembro —ele é um dos pré-candidatos democratas. T rum pé o terceiro presidente americano a enfrentar um julgamento no Senado, onde possui maioria e, em tese, deve ser inocentado.