Título: Relatório exporá residência
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 13/04/2005, Brasília, p. D3

Relatório exporá residência

A situação da residência médica no DF apresenta graves deficiências. Segundo um médico integrante da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM), o relatório das vistorias feitas nos hospitais regionais de Ceilândia, Taguatinga, Gama, Asa Norte e Asa Sul para verificar as condições das residências médicas está pronto e não é nada animador. O médico adiantou ao JB alguns pontos do relatório, que deverá ser entregue ao secretário de Saúde, José Geraldo Maciel, ainda esta semana. Segundo o relatório, a clínica médica do hospital de Ceilândia tem apenas dois especialistas para nove residentes.

- Os residentes deveriam permanecer o tempo todo assistidos por um professor, o que não acontece nesse hospital. Os residentes atendem dia e noite no pronto-socorro sem a mínima supervisão - disse o médico.

Em Taguatinga, o centro cirúrgico do hospital foi fechado e transferido para o hospital de Samambaia, junto e com a ortopedia, a ginecologia e os residentes.

- Isso é totalmente ilegal, poia o hospital de Samambaia não é credenciado para receber residentes - disse.

Nos hospitais das Asas Sul e Norte, apesar de previamente avisados da visita da comissão, não havia diretores nem responsáveis pelo hospital no local.

Segundo o médico, a comissão havia agendado para ontem uma reunião com o secretário de Saúde para discutir pontos do relatório, mas o secretário não compareceu.

- Nós vamos entregar um relatório ainda nesta semana e dar um prazo de 60 dias para que as irregularidades sejam corrigidas. Se isso acontecer, algumas residências, principalmente as de Ceilândia e Taguatinga, correm o risco de serem descredenciadas, a exemplo do que aconteceu no Hospital de Base.