O Globo, n.31.630, 13/03/2020. Especial. p.07

Brasil chega a mais de 100 casos do novo coronavírus
Elisa Martins 
Silvia Amorim 
Evelin Azevedo



O Brasil chegou ontem a mais de uma centena de casos confirmados do novo coronavírus e, segundo o infectologista David Uip, que coordena o Centro de Contingência do governo de São Paulo, já registra transmissão comunitária—o último nível de contágio, quando não é mais possível rastrear de quem um infectado pegou o vírus.

— Na minha leitura, precisávamos de três dados que já temos: entrada do vírus no Brasil, já temos; transmissão local, já temos; e transmissão comunitária, já temos —disse o médico, em entrevista coletiva ao lado do governador João Doria, na manhã de ontem.

Segundo Uip, São Paulo pode ter de uma dez porcento da população infectada nos próximos quatro meses.

— Do ponto de vista de diagnóstico e laudo epidemiológico, já temos parâmetros estabelecidos. Até por objetividade de recursos, entendemos que o diagnóstico deverá ser restrito às clínicas sentinelas, casos graves e pesquisa. É para dar melhor trato ao recurso público. Não tem sentido fazer diagnóstico clínico preventivo.

Segundo Uip, serão necessários cerca de 1.400 leitos de UTI para atender pacientes graves em quatro meses. Ontem, foi anunciada a intenção de criar mil novos leitos de UTI na rede pública de saúde — 600 deles na capital, que concentra os casos no estado.

— São leitos prontos que precisam ser habilitados pelo Ministério da Saúde, e estamos solicitando recursos para compras de equipamentos, insumos e contratação de pessoal —disse Uip.

Ontem à tarde, o Ministério da Saúde informou que havia 77 casos cujo diagnóstico era positivo. À noite, o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, informou que mais 55 pacientes tiveram o resultado positivo no exame para a Covid-19. Outros casos foram relatados pelas Secretarias estaduais de Saúde. Ao total, o Brasil tem 136 casos confirmados e um aguarda contraprova, no Distrito Federal.

Paraná e Pernambuco registraram seus primeiros casos —seis e dois, respectivamente. Segundo a Secretaria da Saúde do PR, cinco são pacientes de Curitiba, vieram da Europa e estão em isolamento. O 6º caso é uma paciente de Cianorte, na região norte, que esteve no Oriente Médio.

Já o governo de PE disse que uma mulher de 66 anos e um homem de 71 anos, que viajaram juntos para a Itália, testaram positivo para a Covid-19. Eles estão internados em uma unidade particular de saúde do Recife.

OUTROS CONFIRMADOS

Os 136 casos estão distribuídos por dez estados, mais o Distrito Federal. São Paulo lidera a lista com 97 casos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 16. Os demais estados são: Paraná (6), Rio Grande do Sul (4), Bahia (3), Pernambuco (2), Minas Gerais (2), Santa Catarina (2), Distrito Federal (2), Alagoas (1) e Espirito Santo (1).

Na tarde de ontem, dois casos de coronavírus foram confirmados em Santa Catarina pela Secretaria de Estado da Saúde, ambos estão em Florianópolis. Os pacientes, um homem de 34 anos e uma mulher de 28 anos, não precisaram ser internados.

O segundo caso de coronavírus em Minas Gerais foi confirmado no início da noite de ontem. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a nova paciente é uma mulher de 38 anos que chegou de Israel no dia 29 de fevereiro. Ela apresentou tosse, febre e dor de garganta. De acordo com o governo do estado, a moradora do município de Ipatinga está em isolamento domiciliar.

Um terceiro caso foi confirmado na Bahia. De acordo com a Secretaria da Saúde do estado, uma mulher de 68 anos, que teve contato domiciliar com a segunda paciente diagnosticada com a Covid-19, quando ela ainda estava sintomática. Segundo a pasta, a paciente está com sintomas leves, em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução de contato.

CONTRAPROVA

O governo do Distrito Federal confirmou, ontem, o terceiro caso de coronavírus na capital. O paciente é um homem que está internado em um hospital particular na Asa Sul. De acordo com o Palácio do Buriti, a contraprova ainda é aguardada para confirmação.